ABIHPEC firma parceria com in-cosmetics Brasil

O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) apresentou crescimento de 15,62% em valor para vendas líquidas – “Ex-Factory”, passando de R$29,4 bilhões em 2011, para R$34 bilhões em 2012. O mercado brasileiro é o terceiro maior consumidor de HPPC, com 10% de share, atrás dos Estados Unidos, com 16%, e do Japão, com 11%. No Brasil, o setor manteve a média de crescimento real nos últimos 17 anos na casa dos 10%. Entre os fatores que permitiram esse aumento consecutivo está a ascensão da classe C, somada à melhora da renda, à inserção da mulher no mercado de trabalho, ao aumento da expectativa de vida e aos investimentos das companhias em pesquisa inovação.

O Brasil é responsável por 55% do mercado de HPPC da América Latina e de 10% do mercado mundial. Também é o maior mercado de fragrâncias do mundo em preços de fábrica, Ex-Factory, com R$ 5,4 bi e de desodorantes, com resultado de R$3,3 bi, também Ex-Factory. Esse crescimento é resultado do que a ABIHPEC – Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos tanto defende: apoiar, desenvolver e criar ações e instrumentos que contribuam para o desenvolvimento da indústria de HPPC.

Diante deste cenário, a ABIHPEC apoiará a “in-cosmetics” Brasil, a primeira feira de negócios da América Latina focada exclusivamente em ingredientes para Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. “A realização da in-cosmetics é uma importante iniciativa para esse setor, que tem a pesquisa e a inovação como um forte instrumento para lançamento de novos produtos. A ABIHPEC trabalha para fortalecer o setor de HPPC no mercado brasileiro e consolidá-lo no mercado internacional”, afirmou João Carlos Basilio, presidente da associação.

A ABIHPEC possui mais de 350 empresas associadas, responsáveis por 94% do faturamento do setor. Entre as ações da entidade estão a promoção da inovação e desenvolvimento industrial, com o trabalho da ITEHPEC (Instituto de Tecnologia e Estudos sobre Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), braço tecnológico da entidade; e o projeto de internacionalização da indústria brasileira de HPPC, Beautycare Brazil, coordenado em parceria com Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que busca o aumento da competitividade dessa indústria e a redução dos entraves para o crescimento das exportações.

Estimular o avanço da indústria, assim como a adoção de práticas sustentáveis e sociais, também estão no front de ações da ABIHPEC, que tem como objetivo promover os cuidados com a saúde e valorizar a autoestima e o bem estar do consumidor. Dentre as ações ambientais, a associação coordena o programa “Dê a Mão para o Futuro”, de correta destinação dos resíduos sólidos urbanos; e por meio do Instituto ABIHPEC, a entidade desenvolve ações sociais, como o projeto “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, de recuperação da autoestima das mulheres em tratamento contra a doença com oficinas de automaquiagem; e o “Pedofilia: não feche os olhos para isso”, que utiliza as mídias sociais como ferramenta de incentivo à denúncia de combate a este mal.

O último legado da ABIHPEC, recentemente conquistado em parceria com o Ministério da Saúde e com a Anvisa, foi o lançamento do Sistema de Automação de Registro de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, que permitirá que todas as etapas de análise dos processos de cosméticos sejam feitas de forma eletrônica e aliviará a demanda de permissão para comercialização desses produtos. Manter as principais empresas do setor associadas à ABIHPEC, apenas reforça a confiança que seus líderes têm na representatividade da entidade, como principal voz da indústria no Brasil e no mundo.

Leia mais matérias sobre cosméticos e produtos de cuidado pessoal